O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que tem como principal objetivo prestar cuidados individualizados e personalizados no domicílio do utente, sempre que se verifica a incapacidade do próprio ou da família não apresentar condições de assegurar as suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.
É cada vez mais comum a vontade do idoso de permanecer na sua casa, junto das pessoas que lhe são mais próximas e ainda no local onde pode vivenciar todas as recordações que fazem parte da sua história de vida. Este é o principal objetivo do Serviço de Apoio Domiciliário, proporcionar todas as condições ao utente de modo a que este permaneça do seu domicílio, promovendo a sua autonomia no seu modo normal de vida, a sua dignidade e qualidade de vida.
A ACSSD contém 40 utentes integrados em Serviço de Apoio Domiciliário, prestando os seguintes serviços: alimentação, higiene pessoal, higiene habitacional, tratamento de roupa, acompanhamento ao exterior, assistência medicamentosa, assistência em assuntos burocráticos, serviço de animação e socialização.
De modo a combater o isolamento do idoso e a promover a socialização e um envelhecimento mais ativo, considera-se pertinente prestar o serviço de animação e reabilitação, de modo a fazer renascer o seu sentimento de pertença à comunidade à Instituição, promovendo ainda a sua valorização pessoal.
A ACSSD tem ainda como objetivo a criação de um Equipa Multidisciplinar, através de candidaturas a Projetos Sociais, de modo a promover serviços de animação e reabilitação ao domicílio, de modo a contribuir para a dignidade do idoso, colocando sempre em primeira instância o seu bem-estar e qualidade de vida, minimizando sentimentos de solidão.
Nesse sentido considera-se necessário a elaboração do Plano de Atividades direcionado para a resposta Social SAD, constituindo um conjunto de atividades que sejam realizadas ao longo do ano no domicílio do utente.